29 de dez de 2014

Resenha - Cilada

SINOPSE
Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior.
O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida.
Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente.
Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios.
Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.
Surpreendente! Estou anestesiada com este livro, numa completa abstinência literária agora que a história chegou ao fim... Ganhei "Cilada" de presente de uma colega da faculdade, mas demorei meeeeses para começar a leitura, pois tinha outros livros na frente dele em minha lista.

A capa é linda, absolutamente linda. Os tons de cores, as borboletas, tudo me agradou, e os pezinhos femininos acabam fazendo uma alusão a um dos temas abordados pela história: pedofilia.

Sobre o enredo, acho que não tenho palavras para descrever as emoções deste livro... Conhecia Harlan Coben apenas de ouvir falar, esta foi a minha primeira experiência com um livro dele e nossa... Mil vezes nossa, não dá para definir.

A leitura é super rápida, flui maravilhosamente bem, não tem descrições exageradas, tudo é na medida certa para que você possa imaginar a situação e os acontecimentos... O desenvolvimento da história é outro ponto fortíssimo do livro; minha atenção foi fisgada logo nas primeiras páginas, fui descobrindo as coisas juntamente com os personagens, pois o enredo nunca revela coisas demais, além do que os personagens cogitam ou sabem.

A cada capitulo uma coisa nova era descoberta, que mudava totalmente o rumo do mistério que pairou sobre Dan e Haley, e que me impulsionou a ler o capitulo seguinte. Devorei o livro em 24h - contados - e acredite, não estou exagerando: a leitura deste livro é viciante!

Os personagens também são ótimos! Tanto ótimos pro bem como ótimos pro mal...
Ameeeei o Charlie, filho da repórter Wendy, com sua esquisitice juvenil. Ele não esteve envolvido diretamente no suspense, mas eu gostei bastante das partes em que ele apareceu e de todo o amor e carinho que Wendy sente por ele... Em contrapartida eu odieeeei a advogada Hester, não porque foi uma personagem mal construída, mas porque ela era muito irritante, impertinente e grossa. Várias vezes me peguei gritando: "CALA A BOCA MULHER!!!!!", e desejando que ela fosse presa por desacato a autoridade (ou que no mínimo levasse um soco por tanta impertinência).

Enfim, os personagens foram ótimos, muito bem construidos. Você gosta deles na medida certa e Harlan Coben ainda consegue manipular os sentimentos do leitor conforme a história se desenrola e novas coisas são descobertas, pois como foi dito na sinopse: nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

E se o livro possui pontos negativos, eles não foram percebidos por mim. Estava mergulhada demais na trama de Cilada para notar qualquer falha ou defeito. Aos meus olhos, o livro é perfeito!
Opinião Final: Viciante! Impressionante! Surpreendente! Recomendado em todos os sentidos possíveis e imagináveis...
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário