25 de jun de 2015

Resenha - Uma Vida com Propósito

SINOPSE
O Foco não é Você!
O propósito de sua vida é muito maior que a realização pessoal, a paz de espírito ou mesmo felicidade. É muito maior que a família, a carreira ou mesmo os mais ambiciosos sonhos e ambições. Muito antes de o Universo ter sido criado, Deus já tinha um plano para você. E os propósitos que ele tem para sua vida vão muito além dos poucos anos que passamos neste mundo. Você foi criado para viver eternamente.
A maioria dos livros de autoajuda sugere que descobriremos o significado e o sentido da vida quando procurarmos dentro de nós. Mas, em Uma vida com propósitos, Rick Warren mostra que esse é o lugar errado para iniciar essa busca . Devemos começar a partir de Deus, nosso Criador. Você foi criado por Deus e para Deus e, até que compreenda totalmente essa verdade, a vida jamais fará sentido.

Comprei este livro em 2010 num catálogo da Avon e acredite, estou lendo-o desde aquele ano. Na época pensei que iria amar o livro, mas não foi bem isso que aconteceu, na verdade eu li metade dele e o abandonei por anos, voltando para terminá-lo somente agora.

Antes que alguém me interprete mal, deixe-me explicar o que aconteceu: eu amo livros, amo de verdade, mas a leitura pra mim é um hobbie, me ajuda a distrair dos problemas e da rotina do dia a dia, por isso prefiro os livros de histórias ao invés dos de reflexão e meditação.

Uma Vida com Propósito tem mensagens bonitas e muitos pontos realmente interessantes para meditação e para o amadurecimento cristão, e já li muitas resenhas de pessoas que realmente aproveitaram o seu conteúdo. Mas por ser um livro de mensagens e meditação, eu o achei muito enfadonho e por isso o abandonei por tantos anos.

A estrutura do livro também colaborou muito para o meu abandono, são 40 capítulos para serem lidos em 40 dias, com versículos, mensagens e questões para meditação. Como disse antes, algumas partes realmente me tocaram e me fizeram refletir bastante, mas como o livro possui essa obrigatoriedade de ler um por dia (e apenas “um” capítulo), acabei ficando fatigada.

Em resumo, quando retornei para termina-lo, li todos os capítulos de uma vez, pois se ficasse lendo um por dia acabaria o abandonando de novo e por isso, não pude aproveitar muito bem o conteúdo (sim, eu terminei de lê-lo mais por obrigação do que por vontade).
Opinião Final: Não gosto de livros de reflexão/meditação e muito menos com a estrutura “um capitulo por dia”, por isso não consegui aproveitá-lo em sua totalidade... O recomendo a todos que tiverem interesse e paciência para livros desse tipo. De 5 estrelas eu dou apenas 2 (que no Skoob significa "regular"), pois o meu aproveitamento dele não foi muito bom, mas talvez com você seja diferente.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Esse livro tem sido maravilhoso pra mim. Dou a nota máxima. Assim como o livro sugere para ter um ou mais companheiros para a leitura, convidei duas amigas cristãs para ler comigo. Tem sido uma experiência incrivel. Estamos lendo um capitulo por dia, refletindo a cada dia. Sinceramente fico triste em saber que alguém pega um livro desse pra ler e não absorveu nada. Quando Leio um livro desse tipo, não leio por ler. Eu espero adquirir uma maturidade espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!
      Que bom que está gostando do livro. :D
      Achei esta estratégia de ler em conjunto muito empolgante. Na época em que li, nenhum de meus amigos ou familiares tinha o hábito de leitura, então tive que me aventurar nele sozinha.
      Porém, não se engane, eu absorvi muito dele sim. Quando comecei a lê-lo, acompanhei 21 dias com muita atenção e reverência, sendo muito tocada pelas mensagens e aprendendo muito. Mas, infelizmente, a estrutura de "um capítulo por dia" me desestimulou bastante, o que me levou a abandoná-lo por muitos anos.
      O restante do livro sim, foi realmente lido por ler, contudo, não se espante porque isso é bastante comum no mundo literário, principalmente quando o leitor se aventura num gênero que não é de seu interesse absoluto.
      Entretanto, fico realmente feliz que você e suas amigas estejam aproveitando o livro. Espero e oro para que Deus as abençoe e as torne mais maduras espiritualmente a cada novo capítulo.
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijos <3

      Excluir