09 fevereiro 2022

Diário de uma Ficwriter | 10 anos da Fanfic Leah (1)

  Registros esporádicos de uma escritora de fanfics

Olá, querido leitor.

Hoje pretendo falar um pouco sobre a fanfic "Leah", que foi escrita no ano de 2012. No post anterior eu relatei um pouco sobre os acontecimentos que me levaram a escrever minha primeira história, mencionando explicitamente a personagem que me gerou tal motivação (leia aqui), e agora quero explanar como foi o desenvolvimento dela.

Coincidentemente - ou não - "Leah" está completando 10 anos de existência em 2022, por isso vou transformar as postagens sobre ela numa espécie de "especial de aniversário".

O surgimento da ideia

Apesar de muita gente aderir ao pensamento da matilha quileute e achar a personagem Leah Clearwater (Saga Crepúsculo) uma pessoa antipática e amarga, eu fiquei indignada com tamanho sofrimento ao ler os livros. Sua vida ficou completamente arruinada devido às lendas quileutes e a autora simplesmente ignorou o que fez com a personagem, dando-a o pior final de toda a saga.

A frustração de não ter encontrado nenhuma fanfic que colocasse a loba em foco foi o catalisador que me levou a escrever meu próprio "final feliz" para ela. Depois de muito remoer minha indignação, uma lampadazinha acendeu na minha mente e eu pensei: "quer saber, eu mesma vou escrever essa joça".

Como essa foi minha primeira fanfic, a ideia que tive era simples: proporcionar um final feliz para Leah, escrever um romance que se encaixasse no contexto da saga e revertesse o que a autora fez com a personagem. Para fazer isso acontecer acabei trazendo a tona a existência dos Filhos da Lua, os lobisomens originais, uma ideia que foi deixada de lado pela autora, mas não totalmente excluída. A partir disso, comecei a escrever.


Planejamento? O que é isso?

Todo escritor que se preze defende a importância de se planejar uma história, afinal, essa é a melhor estratégia para se criar um enredo sólido, evitar absurdos, bloqueios criativos e saber para onde conduzir os acontecimentos. No entanto, como uma novata no mundo da escrita, eu não fazia a menor ideia do que estava fazendo e comecei a escrever minha primeira fanfic sem planejamento algum, seguindo apenas o instinto.

Escrevi uma história de 39 capítulos (± 70 mil palavras) e, analisando friamente, fico impressionada pelo enredo fazer algum sentido, por não ter se perdido no meio do caminho. O desenvolvimento ficou super satisfatório e canon, sem absurdos ou ideias impossíveis de serem sustentadas, conduzindo para um final que me agradou bastante, uma nítida sorte de principiante.

Ouso dizer que as coisas só deram certo porque eu consegui compreender o sofrimento da personagem e a fonte de sua raiva, e, a partir disso, eu instintivamente soube para onde conduzir a história. Fico feliz por ter dado certo, é claro. A fanfic "Leah" é a minha história mais popular e a queridinha dos leitores, mas não nego o fato de que sua construção foi um golpe de pura sorte.

Se eu estivesse a escrevendo hoje, com o conhecimento que tenho, jamais correria o risco de escrever sem um planejamento adequado (eles são os meus melhores amigos agora).

"Escrever uma história sem planejar é como viajar sem dinheiro, bagagem e documentos... Pode dar certo e você ter, ao final, uma aventura incrível para contar, mas a chance de dar m*rd@ é grande. Pense nisso."
(Instagram: @michelebran_)


Repercussão

Meu método de escrita e postagem em 2012 era bastante impaciente e precipitado, completamente diferente do que faço agora. Na época, eu escrevia um capítulo e o lançava na plataforma no mesmo dia, sem qualquer compromisso com o rumo da história ou medo de um possível bloqueio (algo que atualmente considero imprudente).

A história foi inicialmente publicada no Nyah! Fanfiction (atual +Fiction), contendo apenas um trailer como material de divulgação. Contudo, devido a popularidade do fandom e a escassez de fanfics sobre a personagem, a repercussão da fanfic "Leah" foi instantânea. 

Os leitores se divertiram muito com o enredo e eram extremamente participativos, sempre comentando e recomendando aos amigos, assistindo e reassistindo ao trailer para descobrir o que aconteceria a seguir, criando teorias e me mandando mensagens privadas cheias de palavras animadoras. Outro ponto interessante da repercussão da fanfic "Leah" foi a mudança de opinião que muitos leitores tiveram em relação à personagem. Alguns deles começavam a ler apenas por causa do fandom, sem esperar grandes coisas, outros até admitiam detestá-la, mas, no decorrer da história, acabavam a compreendendo, amando e torcendo por um final feliz.

A repercussão da fanfic foi grande e positiva, e, apesar de eu mal saber o que estava fazendo naquela época, acredito que minha forma de escrever simplista e inexperiente ajudou a ganhar o coração dos leitores, como se, de certa forma, se conectasse com seus lados adolescentes.

Continua...




0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!