20 março 2022

Diário de uma Ficwriter | 10 anos da Fanfic Leah (2)

   Registros esporádicos de uma escritora de fanfics

Olá, querido leitor.

Dando continuidade ao "especial de aniversário" da fanfic "Leah", que completa 10 anos de existência em 2022, hoje falarei sobre o trailer, os recursos de imagem e algumas curiosidades do enredo. Quem ainda não conferiu o post anterior, onde mencionei sobre o surgimento da ideia, minha inexperiência ao escrever e a repercussão da história, pode conferir AQUI.

O impacto de um trailer

Hoje em dia os trailers para fanfics já não fazem tanto sucesso. Algumas pessoas até os consideram "bregas", mas na época em que comecei a escrever ele foi a minha principal ferramenta de divulgação da história.

Meu primeiro trailer tinha tudo para desagradar: imagens com qualidade duvidosa, tempo de vídeo em excesso, muito texto e uma edição bem esquisita. No entanto, contrariando todas as forças do universo, o vídeo fez um sucesso gigantesco e atraiu dezenas de leitores da noite para o dia.

O vídeo antigo já não existe mais, é claro, porque decidi comemorar os 10 anos da história com um trailer novo. E, apesar de não ser profissional em edição de vídeo, fiquei muito contente em perceber que os leitores amaram a novidade:


Para compor o trailer mantive a Julia Jones para representar Leah Clearwater e consequentemente optei por Eddie Spears para representar o Lucian, porque os dois atores já trabalharam juntos antes e eu consegui imagens muito fofas de ambos. A versão fera de Lucian foi inspirada a partir do filme "Van Helsing: O Caçador de Monstros", pois possui as feras mais lindas que eu já vi na cinematografia. E escolhi a música "Bring Me to Life" (Evanescence) para a trilha sonora porque achei que sua tradução tinha tudo a ver com quem a personagem se tornou durante a saga e com seus sentimentos sufocantes.

 

Recursos de Imagem

As edições de imagem também foram frequentes durante a publicação da fanfic "Leah". Há dez anos atrás a moda era ter uma página no Facebook, e com o sucesso estrondoso da história eu rapidamente entrei na onda e criei uma página para conseguir interagir com os leitores e divulgar meu trabalho. 

Bons tempos aqueles! Tive contato e fiz amizades muito interessantes nesse período. Os leitores adoravam ver as edições de imagem, que eu fazia com uma ilustração dos personagens ou do cenário e uma frase marcante do último capítulo publicado (sem spoiler, é claro).

Atualmente a página no Facebook não existe mais. Devido aos novos algoritmos e a necessidade de pagar para impulsionar publicações, não vi mais vantagem em mantê-la e a exclui. Todas as edições que fiz para a página se perderam com a exclusão, não fiz muita questão de guardá-las, já que eram montagens simples do PhotoScape.

No entanto, depois de algum tempo, migrei para o Instagram a fim de divulgar minhas histórias e reiniciei o processo de montagens. O impacto é bem menor do que na época do Facebook, é claro, e também há algoritmos para se trabalhar, mas ainda assim me proporciona um contato gostoso com os leitores, de tempos em tempos.

Visite-me no Instagram, eu sou legal, eu juro 🙆: @janeviesseli


Curiosidades do enredo

Apesar do sucesso da história ter sido sorte de principiante, eu realmente li muito sobre a personagem. Uma de minhas principais fontes de consulta foi o livro Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série, que contém inúmeras informações sobre o universo da saga e particularidades de cada personagem.

É compreensível que nem todo fã da Saga Crepúsculo tenha tido acesso ao guia oficial, porque até mesmo eu demorei a conseguir um exemplar. Por isso, segue algumas curiosidades sobre o enredo que nem todo mundo notou:

  • Os Filhos da Lua não foram inseridos "do nada" na história. A Saga Crepúsculo já considera a existência deles, no entanto, por serem arduamente caçados pelos Volturis, se tornaram quase extintos. No guia oficial a autora Stephenie Meyer descreve bem como seriam essas feras fantásticas no contexto da saga, mas como ela nunca os inseriu oficialmente no enredo e algumas de suas descrições não condiziam com o que eu queria fazer na história, tomei a liberdade de alterar certas informações para corresponder ao romance que pretendia escrever.
  • Ainda segundo o guia da série, a matilha de Jacob muda bastante após os eventos do livro Amanhecer, sendo composta por ele (o alfa), Leah, Seth, Embry e Quil. Contudo, levando em conta que nem todo leitor teve acesso ao guia e que outros sequer leram os livros (apenas viram aos filmes), mantive a matilha de Jacob como ele é no livro e no filme para aumentar a familiaridade dos leitores.
  • A transformação de Leah e a morte de seu pai são dois outros pontos que eu optei por ocultar da fanfic. Enquanto os livros apresentam uma informação vaga sobre os acontecimentos e o filme mostre sua própria versão dos fatos, o guia trás a verdade sobre ambos os pontos. Também por questões de familiaridade dos leitores, para que qualquer um pudesse ler a história e ter uma boa imersão, ocultei a história verdadeira e optei por descrições vagas como nos livros da saga.
  • Bella Swan não tem protagonismo na fanfic "Leah". Apesar disso ficar óbvio na capa e na sinopse da história, já tive que responder inúmeros leitores sobre o motivo da família Cullen não aparecer tanto quanto nos livros. Demorou para eles se darem conta que o mundo não girava apenas ao redor dos umbigos vampiros, que existiam muitos personagens a serem explorados e que aquele era o momento de Leah Clearwater ter uma voz. Por sorte eles realmente deram uma chance pra Leah e se apaixonaram por ela tanto quanto eu.

Continua...





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!